sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mercadante diz ver 'sinergia' entre Educação e Ciência


Mercadante foi cauteloso ao ser questionado sobre a mudança de pasta, mas já mencionou até mesmo a posse
Mercadante foi questionado sobre a mudança ao participar nesta manhã de um programa de rádio da estatal EBC. “Eu tenho visto todas essas informações na imprensa, mas vamos aguardar a reforma ministerial. Eu prometo a você que, se isso acontecer, e é possível que aconteça, eu estarei aqui à disposição e nós poderemos discutir a pasta da Educação.”
Cauteloso, Mercadante afirmou que a nomeação “só vale depois que estiver no Diário Oficial” e lembrou que “quem indica ministro é a presidenta da República”. Ele acrescentou que quem fala sobre a agenda da Educação é o atual ministro Fernando Haddad. “Eu só falo da minha pasta que é Ciência, Tecnologia e Inovação.”
Após o programa, em conversa com os jornalistas, Mercadante falou em “convidar para assistir à posse” a professora Marinalva Imaculada Cuzin, atual coordenadora de educação de Jovens e Adultos da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) de Campinas (SP).
Mercadante conheceu Marinalva quando lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Marinalva era faxineira do cursinho pré-vestibular do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp, em 1996, quando resolveu voltar a estudar. Ela fez graduação em pedagogia e hoje tem doutorado.
O caso dela foi citado por Mercadante durante o programa de rádio para exemplificar que há pessoas talentosas em vários estratos da sociedade, no entanto, os mais pobres não competem em igualdade de condições. Segundo ele, o programa Ciência sem Fronteiras (que concede bolsas de estudos no exterior e é executado em parceria pelas pastas de Mercadante e Haddad) reverte isso ao definir como critério a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Agora não é só o filho de rico que vai estudar lá fora.”
Segundo o ministro, “existe muita sinergia entre educação, ciência e tecnologia”. Ele elogiou a atuação de Haddad no MEC e disse que para avançar no campo de ciência e tecnologia, o país “precisa investir na educação básica, desde a educação infantil, dar qualidade ao ensino, formar os professores e motivar os alunos”. Mercadante acredita que o maior desafio na educação no país é melhorar a qualidade do ensino.
Nos próximos dias, ele deverá anunciar a instalação de 3 mil pluviômetros manuais em comunidades mais vulneráveis à chuva e a instalação de outros 3 mil pluviômetros automatizados nas torres de celulares para melhorar a previsão de chuvas. A vantagem das torres é que elas já dispõem de energia e fibra ótica para transmissão de informações.
*Com informações da Agência Brasil

3 comentários:

  1. AIRTON SOARESjaneiro 06, 2012

    caro companheiro, a dúvida de muitos e saber Como ficaria o abono para os professores que possuem carga horária diferente de 100, 150 e 200 horas.

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  2. Camarada Airton Soares, está dito na postagem anterior, mas basta multiplicar a carga horária pelo valor da hora aula do abono que ficará em torno de R$ 40,14.(Esse valor ainda será confirmado pela semad, mas não vai ser muito diferente disso, talvez mais) Então 200horas aproximadamente 8.200,00; 150 aproximadamente 6.021,00; 100 horas 4.140,00. (Por favor, leia a postagem anterior)
    Um grande abraço.

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  3. AIRTON SOARESjaneiro 06, 2012

    Obrigado pela paciência camarada Aurismar, fico muito feliz em saber que o atendimento de vocês nos faz perceber o quanto é importante a união da classe.

    (HUMILDADE SEMPRE COMPANHEIROS)

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