terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NA SEGUNDA EDIÇÃO DO RANKING DE GESTÃO DOS ESTADOS O PARÁ SUBIU 4 PONTOS COM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

Paragominas ajuda a melhorar o ranking do Pará
Esse ranking foi criado pelo Centro de Liderança Política em São Paulo. O objetivo é mostrar, através de  pesquisa, quais dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal apresentam melhores condições para receber investimentos que chegarão ao Brasil. O órgão responsável pela pesquisa foi a Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist. A matéria foi publicada na  edição da revista veja dessa semana. Foram considerados 8 itens. No ano de 2011, o Pará ficou na 21ª posição; esse ano subiu para 17ª, com um total de 33,8 pontos. Quem lidera o ranking é o estado de São Paulo com 77,1 pontos, seguido do Rio de Janeiro com 71,8; Minas gerais com 62,8 Rio Grande do Sul, com 60,5. Os três últimos colocados são Maranhão, 23,5; Piauí, 22,6 e Amapá com apenas 17,7 pontos. 
A cada item avaliado foram atribuídos os conceitos: muito bom, bom, moderado e ruí. Veja o desempenho do Pará para cada item.

1. Ambiente político: moderado
2. Ambiente econômico: moderado
3. Infraestrutura: ruim
4. Regime tributário e regulatório: moderado
5. Recursos humanos: moderado
6. Políticas para investimentos estrangeiros: bom
7. Inovação: ruim
8. Sustentabilidade: bom
Se esse fosse o boletim escolar de um aluno, ele teria passado com a média em quatro disciplinas, tirado um 7 em duas e reprovado em duas. Não teria nada que comemorar.
Esse último item, sustentabilidade, recebeu conceito bom porque houve desenvolvimento de projetos de preservação em "áreas historicamente devastadas" como Paragominas. Será mesmo que o desenvolvimento do Pará é de fato sustentável? Mas quando, parente?!

PARAGOMINAS

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.