quinta-feira, 7 de março de 2013

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM PROPOSTA DE REDAÇÃO


Língua Portuguesa

Leia o texto abaixo para responder as questões relacionadas a ele.

O sol estava queimando tudo que encontrava pela frente com sua juba flamejante. Eram três da tarde. Nenhum ônibus passava já havia quase uma hora. A mulher andava de um lado para outro, enormemente trepada em dois delgados e longos saltos, olhando o relógio no pulso a cada milésimos de segundos.
_ Vai um chope ai, tia? Disse o moleque maltrapilho com uma caixa de isopor nas mãos.
_ Que tia, acaso sou sua parenta, moleque! Esbravejou a mulher soltando fumaça pelas narinas.
_ Olha o estresse. Disse o menino e saiu oferecendo a mercadoria a outro freguês.

01.   Com relação ao gênero desse texto é correto afirmar:
a)      É uma descrição, pois está descrevendo uma situação.
b)      É uma narração, pois está narrando um fato e há nele narrador, personagens espaço e tempo.
c)       É um texto dissertativo, pois se pode perceber o discurso do narrador e das personagens.
d)      É uma descrição, pois descreve a forma como o menino está vestido.
e)      É uma narração, pois há nele a presença de parágrafos e frases.

02.   Por ser um texto literário há nele a predominância da linguagem conotativa. Percebe-se claramente, em todo o texto que o autor tem a nítida intenção de:
a)      Exagerar o efeito das suas palavras.
b)      Suavizar o efeito negativo que algumas palavras possuem.
c)       Comparar dois seres por existirem entre eles características em comum.
d)      Ironizar uma situação cômica.
e)      Criar efeitos de contradição.


03.   A intenção do autor desse texto em análise realiza-se através de qual figura de linguagem?
a)      Comparação
b)      Metonímia.
c)       Ironia
d)      Eufemismo
e)      Hipérbole

04.   Na frase “A mulher andava de um lado para outro, enormemente trepada em dois delgados e longos saltos, olhando o relógio no pulso a cada milésimos de segundos.”  a palavra destacada indica que a personagem era:
a)      Uma mulher gorda.
b)      Uma mulher magra.
c)       Uma mulher extremamente vaidosa.
d)      Uma mulher nervosa.
e)      Era uma mulher tranqüila.
05.   Sabendo que uma frase começa sempre com uma letra maiúscula e termina com um ponto simples (.), ponto de interrogação (?) ou com um ponto de exclamação (!). É correto dizer que esse texto é formado por:
a)      Dez frases.
b)      Quatro frases.
c)       Cinco frases.
d)      Seis frases.
e)      Sete frases.











REDAÇÃO

A proposta de redação abaixo foi retira copiada de uma prova do vestibular de 2002, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leia-a atentamente, faça o rascunho da sua redação na folha de borrão e depois, passe-a para a folha definitiva. O texto deverá ser escrito em prosa. Ter entre 20 a 32 linhas. Você poderá usar a linguagem conotativa e ̷ ou denotativa.

(PUC-MG) Imagine a seguinte situação:
Durante a Rio+10, um grupo de jovens representantes de diferentes ONGs (Organizações Não Governamentais) dos países envolvidos no encontro resolveu deixar a sua contribuição para o mundo através da elaboração de textos dirigidos às crianças e adolescentes do futuro. A caixa em que esses textos serão depositados só será aberta daqui a cem anos, ou seja, no ano de 2012.
O objetivo da ação desses jovens é fazer um balanço sobre a situação atual em que o planeta se encontra, refletindo sobre os principais problemas de preservação da Terra, tanto com relação à natureza quanto ao que toca à convivência social, no intuito de sensibilizar a população do futuro, especificamente o segmento almejado. Com relação à importância de sua participação consciente para a construção de um mundo melhor.
Você foi escolhido para escrever um desses textos, representando o ponto de vista dos jovens brasileiros, e deve transcrevê-lo para a folha de redação.
Para a produção do seu texto leve em conta que:
a)      Ele será lido por pessoas que não vivem esse presente e, por isso, não necessariamente conhecem, com profundidade, a realidade brasileira atual e o momento sócio-histórico ao qual se prende o texto;
b)      Diferentes gêneros textuais são adequados para a execução da tarefa proposta, dentre as quais se destacam o artigo, o manifesto, a carta e a crônica;
c)       O propósito principal desse texto é persuadir o leitor a se comprometer, de forma ética e responsável, com o mundo em que vive.




FOLHA DEFINITIVA PARA A REDAÇÃO

TÍTULO:__________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________












5 comentários:

  1. Muitos boa! "Dizem que a Mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda!" Gosto dessa também. Valeu Aurismar!Quem sou? Sou feminíssima!

    ResponderExcluir
  2. Amigos é uma pena que a algo de tamanha importância na sociedade mundial seja simplesmente levado em consideração em um único dia ISSO É UMA TRISTEZA.
    As mulheres tem que ser homenageadas todos os dias pois sem elas ninguém existiria e sinceramente não é um único dia colocado pela mídia ou marcado por algum acontecimento que vai torna-las mais importantes, Vamos crescer mu BRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Amigos é uma pena que a algo de tamanha importância na sociedade mundial seja simplesmente levado em consideração em um único dia ISSO É UMA TRISTEZA.
    As mulheres tem que ser homenageadas todos os dias pois sem elas ninguém existiria e sinceramente não é um único dia colocado pela mídia ou marcado por algum acontecimento que vai torna-las mais importantes, Vamos crescer mu BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, só a mulher nova???

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.