A REDAÇÃO
Na
redação ou produção de texto, o participante é considerado como escritor, autor
de um texto que atende à proposta feita por outros interlocutores. A
situação-problema é proposta e pretende-se que cada participante selecione o
recorte apropriado de seu acervo pessoal, reorganizando os conhecimentos já
construídos com o apoio da escola para enfrentar o desafio proposto,
transcrevendo-o em seu projeto de texto.
Há
limites implícitos para esse projeto: a língua escrita, o tipo de texto
dissertativo-argumentativo e o tema. Esses
limites são impostos para atender à representatividade dos próprios
limites usualmente presentes nas tarefas da escola e da vida em sociedade.
Os
projetos desenvolvidos são únicos e pessoais. A redação é avaliada por meio das
mesmas cinco competências que estruturam a parte objetiva da prova, mas
"traduzidas" para uma situação específica de produção de texto
escrito e desdobradas, cada uma, em quatro níveis que determinam os critérios
de avaliação em cada competência. (RELATÓRIO PEDAGÓGICO DO ENEM – 2007)
AS COMPETÊNCIAS DO ENEM (CLIC AQUI PARA VER A AULA 2; CLIC AQUI PARA VER AULA 3)
Para tornar o trabalho de avaliar
a redação produzida pelo aluno na prova do Exame Nacional do Ensino Médio –
Enem um trabalho mais objetivo possível, foram estabelecidas cinco competências
a serem observadas pelos avaliadores.
São elas:
Competência I
|
Domínio da norma culta da
língua escrita
|
Competência II
|
Compreender a proposta de
redação e aplicar conceitos das várias árias do conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo.
|
Competência III
|
Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa
de um ponto de vista.
|
Competência IV
|
Demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
|
Competência V
|
Elaborar proposta de
intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos
humanos.
|
Em cada competência serão observados alguns aspectos. No
caso da Competência I, que trataremos nesta postagem, os aspectos observados
são:
a) Adequação ao registro
• Grau de formalidade
• Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à
situação de interlocução.
b) Norma gramatical
• Sintaxe de concordância,
regência e colocação
• Pontuação
• Flexão
c) Convenções da
escrita
• escrita das palavras (ortografia, acentuação)
• maiúsculas/minúsculas
Faremos uma rápida revisão sobre
cada um desses aspectos. O nosso objetivo é justamente ajudar o aluno a revisar
aquilo que já viu em sala de aula, para maior aprofundamento sugerimos
esclarecer com o professor em sala de aula.
Adequação
ao Registro: grau de formalidade e variedade
linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução significa
que o aluno deverá adequar a sua linguagem ao tipo de texto que está sendo
produzido. O tipo textual dissertativo-argumentativo cobrado na prova de redação
do Enem exige o uso de uma linguagem formal. Não se pode nesse tipo textual
usar gírias, palavras de baixo calão ou coloquialismo.
Veja o exemplo.
“A
criminalidade está aumentando muito hoje
em dia, por todo canto que a gente anda só ver pila. Os bandidos ficam soltos e a gente fica preso dentro de
casa.” (A.P.S. aluno do segundo do ano do ensino médio noturno)
Nesse exemplo,
há um completo descumprimento desse aspecto a ser avaliado, pois o aluno usou
uma linguagem informal com gírias “pila”
(pilantra, bandido, criminoso, marginal) e expressões de uso da linguagem
informal “hoje em dia” (atualmente
seria mais adequado), fez também uso de frases prontas “Os bandidos estão soltos e a gente fica preso dentro de casa”. Não se deve usar na dissertação
esses tipos de frases prontas da oralidade. Prefira usar o pronome “Nós”
implícito (oculto, sem aparecer no texto), com a correta conjugação verbal, a
usar “a gente”.
Uma possível
reescrita dessa frase adequando-a aquilo que será cobrado no Enem seria:
A criminalidade
está aumentando muito atualmente, por todo canto que andamos vemos bandidos. Deveríamos
ter a liberdade de andar pelas ruas, os criminosos é quem deveriam ficar
presos.
Linguagem Formal: Resumidamente podemos
dizer que a linguagem formal é aquela onde se segue as regras cultas da língua,
tanto na escrita quanto na fala, sendo por isso também chamada de língua culta,
ou língua padrão. Veja os exemplos onde se deve usar uma linguagem formal.
Linguagem
Informal: esse tipo de linguagem ocorre nas situações de menor formalidade
ou de nenhuma formalidade, por exemplo:
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRAS E EXERCÍCIOS
ANÁLISES LITERÁRIA
TEXTO DISSERTATIVO
· O pronunciamento de uma autoridade: “Senhoras e
senhores aqui presentes, o motivo dessa reunião é para tratarmos de assuntos
pertinentes aos interesses sociais...”
·
Uma entrevista
de emprego: “Posso lhe assegurar de que estou habilitado a desenvolver as
funções que me forem atribuídas”
·
As redações técnicas e oficiais entre as
repartições públicas (ofício, memorando, requerimento, portaria, etc) “Vimos
solicitar a vossa senhoria retificar os dados que nos foram enviados conforme
consta no ofício anexo.”
· Conversa entre uma autoridade e seus
subordinados numa confraternização, por exemplo. “Ai pessoal, vocês acham que
foi legal o meu pronunciamento?”
· Conversa entre amigos sobre o trabalho: “Te
garanto, meu camarada, que eu dou conta do recado, resolvo qualquer parada que
me derem no meu trabalho.”
· Conversa entre chefes de repartições públicas em
situação informal, um encontro no shopping, por exemplo. “Ai, você precisa fazer uma correçãozinha nos
dados daquele ofício que tu me mandou”.
· Um texto narrativo, onde o autor reproduz a fala
informal das personagens. “_Este cachorro para na minha porta para sair
contando que me viu assim, que me viu assado. Seu Alípio, você é que faz bem.
Se faça no rifle. (JOSÉ LINS DO REGO – Fogo Morto)
Assim o grau de formalidade ou informalidade se dá com
relação à situação de uso. Quanto mais formal for a situação de uso, mais
formal deverá ser a linguagem utilizada. A exemplo dessa relação podemos citar:
uma aula expositiva ministrada por um professor é uma situação formal, no
entanto o grau de formalidade dessa situação, é menor do que se o mesmo
professor tivesse fazendo um pronunciamento na festa de formatura da turma. Já que o aluno terá que escrever um texto formal, usando a linguagem formal, ele terá que conhecer também a linguagem informal para saber diferenciar uma da outra.
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRAS E EXERCÍCIOS
ANÁLISES LITERÁRIA
TEXTO DISSERTATIVO
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