domingo, 16 de fevereiro de 2014

SEMED ENTREGA COTAS DE CONTRATOS AOS PADRINHOS MÁGICOS

No início do ano de 2013, foi fato notório a farra que existiu entre a Secretaria de Educação e a Câmara Legislativa no que se refere à indicação de servidor contratado. Pelos vários comentários que ouvi,  era cena comum se ver assessores de alguns vereadores saírem de seus gabinetes em direção ao prédio da secretaria de educação, que fica ao lado, com pilhas de currículos de candidatos a um emprego. Aquele que não tinha um visto de algum “padrinho” não assinava contrato.
Essa prática imoral abarrotou as escolas principalmente de merendeiras e agentes de serviços gerais, tanto foi que ainda no primeiro semestre de 2013 o prefeito teve que fazer uma verdadeira "caçada as bruxas", ou administrativamente falando, uma readequação do quadro com a dispensa do pessoal excedente. Quer dizer, tentou-se fazer isso, pois bastou o choro de alguns e os "padrinhos mágicos" entraram em ação. Escolas que antes funcionavam com apenas duas merendeiras chegaram a receber até cinco para um mesmo turno. Como foi o caso da escola Deuzuíta no bairro Laranjeiras. É claro que depois de denunciada, a prática foi negada por seus atores, mas não deixou de ser verdade nem de ser praticada, prova disso foi o aumento exorbitante de contratados e substitutos na SEMED, que passou dos 670 para 1380, em menos de um ano de governo.  Outro fato bastante intrigante foi o gasto com comissionados, cerca de 24 comissionados geravam um pagamento perto de 650 mil reais, esse número aumentou para 40 (apenas 16 a mais) e a folha dos comissionados saltou para 1,6 milhões de reais, mais de um milhão com apenas 16 comissionados!
Longe de entrar no rumo certo das coisas, a secretaria de educação continua equivocada na sua política. O mais recente departamento criado, que chegou a ser batizado de “Departamento de Inteligência”, mas que seus mentores tiveram a inteligência de escolher outro nome menos boçal e mais realista, a saber: Departamento de Projetos e Pesquisas, agrega cinco servidores em funções que uma pessoa inteligente daria conta. Esse departamento já começa "muito bem", vai ficar uma semana viajando para o Estado do Ceará em busca de “experiências educacionais” , foi essa a justificativa dada pelo secretário de educação que encabeça o grupo. Vocês sabem de onde vão sair as passagens de avião, as hospedagens em hotéis cinco estrelas, as gordas diárias nos contracheques...
Quem pensa que a relação da SEMED com alguns gabinetes acabou se engana. Tenho recebido denúncias de pessoas, as quais por motivos óbvios não querem se identificar, que certo vereador é o responsável direto pelos contratos da Zona Rural e que qualquer pessoa que pretenda contrato para localidades da Zona Rural precisa passar nesse gabinete para receber o cabresto, digo, o aval desse padrinho. Esse legislador que perdeu espaço entre os trabalhadores da Zona Urbana pela sua postura arrogante e atrapalhada tenta agora garantir apoio entre aqueles que precisam de contratos para localidades da Zona Ruaral. É claro que o contrato não deve durar até a data da próxima eleição, porém o cabresto colocado é difícil de tirar. Aliás, até a suplementação da carga-horária para diminuir o número de contratos, pelo que estamos sabendo não foi autorizada pela secretaria.
 Estamos de olho com relação a isso, vamos conseguir provas para denunciar o caso ao MP, essa pratica tipifica pelo menos dois crimes: tráfico de influência e crime eleitoral. Vamos acompanhar cada número analisado durante a Auditoria a ser realizada nas contas da SEMED pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Mostraremos à comunidade marabaense quanto custam essas viagens em busca de “experiências educacionais”, esses departamentos “ininteligentes” e essa “relação obscura” entre setores da administração e representantes do poder legislativo municipal.


19 comentários:

  1. Pode dizer quem são essas mentes inteligentes..

    ResponderExcluir
  2. Quem já fostes tu, hein PT? Estão conseguindo sepultar definitivamente o que um dia foi o Partido dos Trabalhadores. PT perseguindo grevista, diminuindo salário de professor... É um PSDB mal disfarçado. Salame e PT estão trazendo de volta o terror da maldita Era Mutran. Só podemos contar com a nossa força, unidos. Preparem-se para lutar nas ruas ou enfrentremos um futuro nefasto.

    ResponderExcluir
  3. Quem já fostes tu, hein PT? Estão conseguindo sepultar definitivamente o que um dia foi o Partido dos Trabalhadores. PT perseguindo grevista, diminuindo salário de professor... É um PSDB mal disfarçado. Salame e PT estão trazendo de volta o terror da maldita Era Mutran. Só podemos contar com a nossa força, unidos. Preparem-se para lutar nas ruas ou enfrentremos um futuro nefasto.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, hj foi a terceira segunda feira q vou na SEMED e não há mais contratos, pelo q me informaram lá, a não ser q vc tenha um "padrinho", estou preocupada e triste, como vou trabalhar?

    ResponderExcluir
  5. Seu blog está diminuindo consideravelmente o número de visitas pq vc fala muito, mas não prova nada, ou seja, vc está se tornando O REI DO DENUNCISMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, meu caro, aumentei em média 1000 visualizações por dia. Há um ano atrás o blog fechava em média 800 visualizações diárias, hoje fechamos de 1800 a 2100.

      Excluir
    2. ei Aurismar..não liga para esse tipo de mensagem...parabéns pelo texto, você escreve muito bem misturando fatos com humor...

      Excluir
  6. hahahaha....experiências educacionais? no Ceará? hahaha ...teria sido mais hilário se não fosse triste....

    ResponderExcluir
  7. Muitos diretores e coordenadores já reclamam a falta da Coordenação do Mais Educação. Tá todo mundo perdido e sem saber o que fazer. O Mais Educação pode estar com os dias contados. Até esta data, todas ações do +Educação estao totalmente PARALISADAS.

    ResponderExcluir
  8. Se por uma via existe o sacripantas que indica por outra existe o idiota que vota nesse pelo favor prestado. Que de favor nada existe já que esta vaga deveria ser preenchida por um concursado.

    ResponderExcluir
  9. Então qr dizer q qm votou no SALAME é idiota, companheira??? Pois enganou a todos com suas promessas, como notebook p todo prof e aluno municipal, etc, etc, etc... Se confiar ou votar em politico é ser idiota, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer política pública não é o mesmo que favorecimento ilícito . Votar por que acreditou na proposta de governo não é o mesmo de votar porque ganhou uma caçamba de terra ou um emprego. E seria idiota mesmo quem votar no corrupto assediador que favorece os seus com interesse de permanecer no poder.

      Excluir
  10. DEVERIA, disse bem, como não há concursado p tal vaga (ou não foi chamado ainda), tem q contratar, ou ficarão sem aula...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver planejamento a vaga não precisa ser preenchida por contrato, basta nomear pessoas competentes que sejam capaz de elaborar pesquisas e planejamentos estratégicos baseado nas estatísticas para a nomeação de concursados ou a realização de novos concursos. Isto não se dar porque há o interesse de se manter o contrato para haver a chantagem eleitoreira ( ou trafico de influencia , ou apadrinhamento de quem não tem competência) .

      Excluir
  11. Aurismar,por favor nos informa como é que ficou a situação do visa-vale,vai ou não ter aumento?

    ResponderExcluir
  12. è muita confusão juntas. Não votei no João pois entendo que ele é um grande oportunista. Pedro Souza é outra mala sem alça. Nosso colega de profissão é um baita traidor da classe.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Aurismar,
    trabalho na semed e sou reponsável pelo núcleo de projetos a qual o senhor fez referência, e quero esclarecer algumas situações. Se o seu blog for realmente democrático, irá considerar minhas ponderações.
    1. Em primeiro lugar o departamento de projetos passou por uma reformulação. Antigamente existia coordenações de projetos em vários pontos da secretaria, a idéia foi centralizar justamente para otimizar e reduzir custos;
    2. o local onde se concentrou o núcleo de projetos foi o Espaço do Fundescola. E pra informação a quantidade de servidores foi mantida (fundescola) e os demais departamentos foram fechados;
    3. Atribuições do núcleo de projetos: Acompanhamento dos programas, assessoria técnica e formação- MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ACESSÍVEL, PDE ESCOLA/ESCOLA INTERATIVA, PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA, CRACK É PRECISO VENCER, PROERD, ATLETA NA ESCOLA, MAIS CULTURA.
    -Elaborações de projetos junto ao FNDE e monitoramento do SIMEC;
    - Elaboração de convênios em parceria com a Vale para reforma e construção de escolas (estamos na iminência de assinarmos o convênio da ALPA );
    - Elaboração de projetos para propostas de emendas junto aos deputados federais (já temos 2 emendas a serem apreciadas no FNDE, dep. Giovani Queiroz (ar condicionados ) e Dep. Zé Geraldo (aquisição de ônibus escolares);
    - Sistematização dos dados das escolas: índices, estrutura, pedagógico e gestão para subsidiar as ações da secretaria (tomada de decisões)- estamos implantando o sistema Gestor Escolar para a geração de relatórios dessas informações;
    - Como professor e militante da educação o senhor há de convir que se trata de um setor importante dentro da secretaria de educação, e portanto um servidor não seria humanamente capaz de pensar e agir por todas essas funções, por mais inteligente que ele seja.


    HEIDE CASTRO
    Secretária Adjunta de Educação

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu blog professor Aurismar. O que seria de nós sem essa ferramenta de informação tao atuante para nos deixar a par do que está por trás das câmeras né mesmo!!!

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.