sexta-feira, 27 de junho de 2014

PSOL LANÇARÁ WENDEL BEZERRA CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL COMO REPRESENTANTE DE NOSSA REGIÃO


A Corrente Socialista dos Trabalhadores tem a honra de convidar todos os interessados em participar desta atividade política. Nosso objetivo é construir um programa que possa fazer frente aos projetos já consolidados por partidos que nada fazem em prol dos trabalhadores e trabalhadoras deste estado.
Compareça e ajude-nos a construir uma proposta de campanha que possa de fato conquistar os corações e as mentes dos cidadãos do Sul e Sudeste do Pará.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PROVA DE PORTUGUÊS PARA TERCEIRO ANO COM GABARITO - CONTO PSICOLÓGICO E PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

EEEM PROF. ACY DE JESUS DE NEVES BARROS
DIRETOR: FÁBIO ROGÉRIO
PROFESSOR: AURISMAR LOPES QUEIROZ
ALUNO(A): ________________________________ Nº ___ TURMA: ____ DATA: ___/___/2014
PROVA DE PORTUGUÊS – II BIMESTRE 2014

LEIA  O TEXTO ABAIXO UM TRECHO DO CONTO “O AMOR”, DE CLARICE LISPECTOR,  PARA RESPONDER AS QUESTÕES.














Amor

Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação.
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. [...]Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem.
No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha — com persistência, continuidade, alegria. O que sucedera a Ana antes de ter o lar estava para sempre fora de seu alcance: uma exaltação perturbada que tantas vezes se confundira com felicidade insuportável. Criara em troca algo enfim compreensível, uma vida de adulto. Assim ela o quisera e o escolhera.
[...]
O bonde vacilava nos trilhos, entrava em ruas largas. Logo um vento mais úmido soprava anunciando, mais que o fim da tarde, o fim da hora instável. Ana respirou profundamente e uma grande aceitação deu a seu rosto um ar de mulher.
O bonde se arrastava, em seguida estacava. Até Humaitá tinha tempo de descansar. Foi então que olhou para o homem parado no ponto.
A diferença entre ele e os outros é que ele estava realmente parado. De pé, suas mãos se mantinham avançadas. Era um cego.
O que havia mais que fizesse Ana se aprumar em desconfiança? Alguma coisa intranquila estava sucedendo. Então ela viu: o cego mascava chicles... Um homem cego mascava chicles.
Ana ainda teve tempo de pensar por um segundo que os irmãos viriam jantar — o coração batia-lhe violento, espaçado. Inclinada, olhava o cego profundamente, como se olha o que não nos vê. Ele mascava goma na escuridão. Sem sofrimento, com os olhos abertos. O movimento da mastigação fazia-o parecer sorrir e de repente deixar de sorrir, sorrir e deixar de sorrir — como se ele a tivesse insultado, Ana olhava-o. E quem a visse teria a impressão de uma mulher com ódio. Mas continuava a olhá-lo, cada vez mais inclinada — o bonde deu uma arrancada súbita jogando-a desprevenida para trás, o pesado saco de tricô despencou-se do colo, ruiu no chão — Ana deu um grito, o condutor deu ordem de parada antes de saber do que se tratava — o bonde estacou, os passageiros olharam assustados.
Incapaz de se mover para apanhar suas compras, Ana se aprumava pálida. Uma expressão de rosto, há muito não usada, ressurgia- lhe com dificuldade, ainda incerta, incompreensível. O moleque dos jornais ria entregando-lhe o volume. Mas os ovos se haviam quebrado no embrulho de jornal. Gemas amarelas e viscosas pingavam entre os fios da rede. O cego interrompera a mastigação e avançava as mãos inseguras, tentando inutilmente pegar o que acontecia. O embrulho dos ovos foi jogado fora da rede e, entre os sorrisos dos passageiros e o sinal do condutor, o bonde deu a nova arrancada de partida.
Poucos instantes depois já não a olhavam mais. O bonde se sacudia nos trilhos e o cego mascando goma ficara atrás para sempre. Mas o mal estava feito. [...]
01. Esse conto de Clarice Lispector se caracteriza como um conto psicológico porque:
a)       Ao mesmo tempo em que narrar uma história concreta, o narrador nos apresenta as angustias e questionamentos interiores da personagem.
b)       Está sendo narrado em terceira pessoa.
c)       Está sendo narrado em primeira pessoa.
d)       A personagem narradora é protagonista.
e)       A personagem narradora é testemunha.
02. A personagem tenta se conformara com sua realidade cotidiana. A frase no texto que melhor mostra isso é:
a)       “Assim ela o quisera e o escolhera”.
b)       “A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros”.
c)       “O bonde vacilava nos trilhos, entrava em ruas largas”.
d)       “A diferença entre ele e os outros é que ele estava realmente parado”.
e)       “Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte”.
03.  O que motivou a distração e perturbação de Ana no bonde?
a)       O calor intenso.
b)       Um moleque que vendia jornais rindo.
c)       Os fato de ovos que carregava terem se quebrado.
d)       Um cego que mascava chicles.
e)       A parada brusca do bonde.
04. No texto aparece o seguinte período: “Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar”. Com relação a ele é correto afirmar:
a)       Trata-se de um período simples, pois há apenas uma oração.
b)       Como não possui oração, trata-se de uma frase nominal.
c)       O sujeito do verbo “depositou” é o mesmo do verbo “começou”.
d)       Trata-se de um período composto, pois possui mais de uma oração.
e)       A conjunção “e” está sendo usada fora de seu sentido normal.
05. Com relação à frase abaixo, marque a opção correta.
“Sem sofrimento, com os olhos abertos”.
a)       É um período simples.
b)       É um período composto por coordenação.
c)       É um período composto por subordinação.
d)       É uma oração independente.
e)       É uma frase nominal.
06. Na frase “Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.”, as orações que aparecem nele são:
a)       Todas coordenadas sindéticas.
b)       Todas coordenadas assindéticas.
c)        Há duas coordenadas sindéticas e uma coordenada assindética.
d)       Há uma coordenada sindética e uma coordenada assindética.
e)       São todas coordenadas sindéticas aditivas.
07. A frase destacada na questão anterior poderia ser reescrita sem prejuízo de sentido em qual das alternativas abaixo?
a)       Cresciam, tomavam banho, mas exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.
b)       Não só cresciam,  como também tomavam banho e exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.
c)        Cresciam, tomavam banho, portanto exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.
d)       Não cresciam, nem  tomavam banho, mas exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.
e)       Cresciam, tomavam banho, pois exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos.
08.Encontre a conjunção coordenativa que aparece na tirinha transcreva-a abaixo, dê sua classificação e diga que ideia ela representa.


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




09. Veja qual relação há entre os pares de orações abaixo e reescreva-os criando um período composto por coordenação. Use para isso a tabela das conjunções coordenativas abaixo.
Classificação
Exemplos
Ideias que expressam
Aditivas
E, nem, não só ... mas também
Adição, soma, acréscimo.
Alternativas
Ou... ou, ora...ora, já ... já, quer ... quer
Alternância, exclusão, escolha
Adversativas
Mas, porém, entretanto, no entanto, todavia, não obstante
Adversidade, contrariedade, oposição
Conclusivas
Então, pois, portanto, assim, logo
Conclusão
Explicativas
Porque, que, pois
explicação

a)       Formou-se em duas faculdades.
Não consegue arranjar um emprego.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)       Trabalhou a noite inteira.
Não estudou para a prova.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)       O povo brasileiro está cada vez mais consciente de seus direitos.
As mudanças sociais deverão acontecer.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)       Formou-se em engenharia ambiental.
Formou-se em mecânica de automóveis.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)       Os jovens são o futuro do Brasil.
Os jovens são seu presente?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Marque a alternativa abaixo em que a conjunção “e” foi usada no sentido de adversidade.
a) Viajou com os filhos e com os amigos.
b) Estudou bastante e tirou notas baixas.
c) Ganhou honra e respeito dos amigos.
d) A mulher saiu de casa e foi morar com os amigos.

e) A menina mostrou-se educada e delicada. 


GABARITO
01- A, 02- A, 03- D, 04-D, 05- E, 06-B, 07- B
08- OU, conjunção coordenativa alternativa, está dando ideia de exclusão. 
09- 
a) Formou-se em duas faculdades, mas não consegue arranjar um emprego.
b) Trabalhou a noite inteira, por isso não estudou para a prova.
c) O povo brasileiro está cada vez mais consciente de seus direitos, portanto as mudanças sociais deverão acontecer. 
d) Formou-se em engenharia ambiental e mecânica de automóveis.
e) Os jovens são o futuro do Brasil, ou são o presente?

10- B



terça-feira, 24 de junho de 2014

CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLEIA COM DIRETORES E VICE-DIRETORES ELEITOS

CAROS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,

O processo de eleição para diretor de escola em Marabá foi um marco histórico de nossa luta na democratização da educação pública municipal. Consolidamos em 2013, através desse processo, mais de trinta anos de luta dos trabalhadores em educação do nosso município. Entendemos, no entanto, que não é somente com o ato de eleger o diretor das unidades de ensino que se fará acontecer de fato uma gestão democrática.
É preciso definir e deixar bem esclarecido aquilo que entendemos como uma gestão alicerceada nos princípios democráticos. Diretor e vice-diretor eleitos, através de um processo de escolha que se deu com a participação de toda a comunidade escolar, tem um compromisso e responsabilidade maior com a sua comunidade e com seus pares do dia a dia de trabalho  do que aqueles que outrora foram empossados através de apadrinhamentos políticos. 
Esse compromisso com a comunidade e pares deve se dar da forma mais harmoniosa possível com a estrutura hierarquizada da administração pública. Porém o dever de obedecer deve ser somente naquilo legalmente constituído  pelas normas e leis da administração pública, baseadas nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nunca, jamais deve ser uma submissão política. 
Dessa forma, a Coordenação do Sintepp Subsede de Marabá ver a necessidade da realização de um fórum de debate com os companheiros envolvidos nesse processo de eleição que aconteceu no município em fins de 2013. O objetivo será fazermos uma avaliação dos seis meses de governo pós-eleição para diretor, além de tirarmos propostas de encaminhamentos para melhorarmos a  consolidação desse processo em nosso município. 
Portanto convidamos todos os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino para participarem de uma assembleia que será realizada no próximo dia 27/06, sexta-feira, às 14 horas, no auditório da EMEF José Mendonça Vergulino, na Marabá Pioneira. 
A presença de todos é de suma importância, por isso pedimos que não faltem. 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROGRAMAÇÃO CULTURAL FESTEJO JUNINO 2014





ORD
Atrações Dia 21/06 – Abertura Oficial –  1ª noite – Sábado

Entrada
Saída
01
Concentração Praça Duque de Caxias – Cortejo Cultural c/ todos os Grupos Juninos
17:00h
19:30h
02
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
03
Mensagem de Abertura Oficial
20:00h
20:05h
04
Apresentação dos Grupos Juninos, inscritos no Certame 2014
20:10h
22:00h
05
Show cultural
22:00h
02:00h

ORD
Atrações Dia 22/06 - 2ª noite - Domingo
                                
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Apresentação do Projeto Dançando e Educando  - Cine Marrocos
20:00h
20:15h
03
Apresentação Projeto de Musica “Cine Marrocos”
20:40h
21:00h
04
Concurso Municipal Miss Caipira 2014
21:00h
23:00h
05
Show Cultural
23:00h
01:00h









ORD
Atrações Dia 23/06 – 3ª noite – Segunda Feira
                                
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj. Kadson
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina
20:00h
20:05h
03
Apresentação Especial “ Palhaço Espaguete e Turma do Sorriso
20:10h
20:30h
04
Apresentação das Quadrilhas 1ª Eliminatória
Boi Bumbá Treme Terra
Boi Bumbá Senador
Quadrilha Amor Perfeito - Mirim
Quadrilha Gigantes do Norte – Adulta “B”
Quadrilha Levada Louca  – Adulta “A”
Quadrilha Splendor Junino – Adulta “A”

20:30h
23:00h
05
Espaço Cultural Clauber Martins e o Grupo Chapéu de Couro
23:00h
02:00h
06
Enceramento Dj.
02:00h
02:30h

ORD
Atrações Dia 24/06  – 4ª noite – Terça Feira                          
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj. Kadson
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
Apresentação Especial “ Palhaço Espaguete e Turma do Sorriso


04
Apresentação das Quadrilhas 2ª Eliminatória
Quadrilha Arrastão do Amor- Mirim
Quadrilha Sereia da Noite – Mirim
Quadrilha Titanic – Adulta “B”
Quadrilha Águia de Fogo – Adulta “B”
Quadrilha Arrastão do Amor – Adulta “B”
Quadrilha Amor Perfeito –  Adulta “A”
Quadrilha Jevac  – Adulta “A”
Quadrilha Fogo no Rabo – Adulta “A”
20:30h
23:00h
04
Arrasta Pé do Neroso Show com Monteirinho
23:00h
02:00h
05
Enceramento Dj. Kadson
02:00h
02:30h




ORD
Atrações Dia 25/06 – 5ª noite – Quarta Feira
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
V Concurso Intermunicipal de Quadrilhas em Marabá
20:10h
20:30h
04
Municipios:
Parauapebas............Quadrilhas: Explosão de Cheiro / Rabo de Palha
Marabá.................Quadrilhas: Fogo no Rabo e Quad. Splendor Junino Itupiranga.................................Quadrilha Fumaça no Rabo Jacundá....................................Quadrilhas Princesinha do Sertão 
 Bom Jesus do Tocantins.......Quadrilha Explosão Junina
Jacundá....................................Quadrilha Amor Caipira
20:30h
23:00h
05
Show Cultural Felismar  e Banda
23:00h
02:00h
06
Enceramento Dj. Kadson
02:00h
02:30h

ORD
Atrações Dia 26/06 – 6ª noite – Quinta Feira
                                
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
Apresentação das Quadrilhas 3ª Eliminatória
20:05h
20:30h
04
Grupo furacão Mirim
Quadrilha Levada Louca - Mirim
Quadrilha  Compasso Trapaço Pente Fino – Adulta “B”
Quadrilha Coração de Estudante – Adulta “B”
Quadrilha Muleka Sem Vergolha – Adulta “B”
20:30h
23:00h
05
Show Cultural Ruanna Ly
23:00h
02:00h
06
Encerramento Dj. Kadson
02:00h
02:30h




ORD
Atrações Dia 27/06 – Palco Oficial – 7ª noite – Sexta Feira
                                
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
Apresentação Boi Bumbá Encantos da Minha Terra
20:05h
20:30h
04
Apresentação das Quadrilhas 4ª Eliminatória
20:30h
23:00h
05
Boi Bumba Chamegoso
Boi Bumbá Brilho da Noite
Boi Bumbá Estrela Dalva
Quadrilha Rei do Sertão- Adulta “B”
Quadrilha Explosão da Vila – Adulta “B”
Quadrilha Sedução Junina – Adulta “A”
Quadrilha Sabor Marajoara – Adulta “A”


06
Show Cultural Josafá e Trio Pé de Serra
23:00h
02:00h
07
Encerramento DJ. Kadson
02:00h
02:30h


ORD
Atrações Dia 28/06  – 8ª noite – Sábado
                                 
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
Apresentação Especial
20:05h
20:30h
04

Final Concurso de Quadrilhas Mirins e Boi Bumbá

20:30h
23:00h
05
Show Cultural Clauber Martins e o Grupo Chapeu de Couro
23:00h
02:00h
06
Encerramento Dj Kadson
02:00h
02:30h






ORD
Atrações Dia 29/06  – 9ª noite - Domingo
                                
Entrada
Saída
01
Animação c/ Dj.
19:30h
20:00h
02
Abertura da Quadra Junina 
20:00h
20:05h
03
Apresentação Especial
20:10h
20:30h
04

Final Concurso de Quadrilhas Categoria  Adulta Grupos “A” e “B”
                                   
21:00h
23:00h
05
Show cultural Felismar e Banda
23:00h
02:00h
06
Encerramento Dj. Kadson
02:00h
02:30h






______________________________
Claudio Luis Feitosa Felipeto
Secretaria Municipal de Cultura
Portaria 008/2013-G.P.