sábado, 23 de junho de 2012

JOÃO SALAME DÁ ENTREVISTA AO POSTER E FALA SOBRE A EDUCAÇÃO


O pré-candidato a prefeitura de Marabá pelo PPS, deputado João Salame, conversou ontem com esse poster e concedeu entrevista na qual fala sobre as questões relacionadas à educação.
POSTER: O senhor sabe que hoje há uma grande discussão com relação aos investimentos na educação. Muitas instituições sociais reivindicam 10 % do PIB a ser investido na educação. O que o senhor pensa sobre esse assunto?
JS: Eu acho que essa equação deve ser reencontrada porque o Brasil ocupa uma posição vergonhosa na educação no mundo. Um país que pretende se desenvolver tem que ter a educação como prioridade. No Japão educação pós Segunda Guerra Mundial foi definida como prioritária. Inclusive lá é um país que tem monarquia, e, quando o rei passa os súditos tem que prestar reverencia, mas os professores foram os únicos profissionais liberados de prestar reverência ao  rei por entender que o professor era uma categoria a ser privilegiada. Então, se nós pretendemos desenvolver o Brasil a um patamar de sustentabilidade sem ter que estar importando tecnologia permanentemente é necessário que se invista em educação, ciência e tecnologia. Então essa reivindicação é absolutamente justa, e, se os profissionais entendem que a quantia adequada é 10% do PIB nós temos que persistir nisso.
POSTER: O senhor é um dos nomes mais cotados para enfrentar o Tião Miranda nas eleições municipais. Para a educação em Marabá, quais são os seus planos?
JS: Temos que compatibilizar várias coisas. Primeiro a questão democrática, temos que avançar na democratização do ensino, tenho um compromisso que no meu primeiro projeto de lei, por exemplo, iremos instituir a eleição direta para diretor  de escola, eu não consigo admitir que escola vire um feudo eleitoral de vereador, quem sabe o que é melhor para escola são os professores, os alunos e os pais, que vivem na escola. Então, esse é um compromisso que temos de democratizar a escola. O segundo compromisso, também democrático, é fortalecer os conselhos escolares, fortalecer o planejamento democrático na aplicação do dinheiro, tanto no avanço do planejamento participativo do orçamento de toda a cidade, como inclusive de forma democrática a aplicação dos recursos da educação. O terceiro aspecto é que continuar avançando na construção de novas escolas, novas salas de aula, mas, sobretudo dar qualidade a isso, tenho inclusive a meta de fazer com que todas as salas de aula sejam climatizadas até o final da minha gestão. Outra meta que eu pretendo perseguir é de criar pelo menos dez escolas de tempo integral em Marabá, para que os pais possam deixar os filhos na escola às sete horas da manhã e pegar às seis da tarde, e as crianças possam ter toda a estrutura na escola, de alimentação, de apoio psicológico, esporte, reforço escolar, por que é uma maneira da gente diminuir a quantidade de jovens que estão nas ruas, ou na mendicância, ou nas drogas. O ambiente escolar é um espaço mais saudável para que eles possam crescer e possam se desenvolver. Outro elemento que eu acho absolutamente fundamental é a gente trabalhar a questão progressão salarial do professor e da promoção por mérito para todos os profissionais da educação. E, por último a gente estabelecer uma mesa permanente de negociação do poder público com os sindicatos da categoria dos profissionais da educação, e com todos os outros sindicatos de maneira geral para que a gente possa não só repor as perdas salariais que ocorre com a inflação, mas que de maneira transparente o que mais a gente possa contribuir na reposição das perdas salariais. E, por último que essa mesa de negociação se preocupe não só com a questão salarial, mas que se preocupe em melhorar a qualidade do serviço prestado a comunidade.  Seja no ponto de vista da estruturação, seja no ponto de vista da humanização do serviço prestado ao contribuinte. É estabelecer uma relação mais harmoniosa do poder executivo com o servidor e do servidor com a população.


14 comentários:

  1. Primeiro quero Parabenizar o Blog por postar a entrevista, depois gostaria de dizer que como servidor publico da educação fico bastante contente com o posicionamente de um dos pretendente ao cargo de prefeito da cidade e que são bastante interessante suas preocupações e metas para a educação de Marabá,agora é torcer para que este uma vez eleito coloque mesmo este plano em prática e não deixe estas metas só na promessa

    ResponderExcluir
  2. Quero saber do aurismar se todos os candidatos vão ter a mesma oportunidade de expor suas propostas.Na democracia funciona assim.....

    ResponderExcluir
  3. Pode está certo que sim, camarada.

    ResponderExcluir
  4. Caro Aurismar,

    Parabéns pela postagem! Acredito que teremos mais uma canal de comunicação para permitir que os futuros candidatos possam expor aqui as suas propostas, mesmo a gente sabendo que não dar pra confiar na maioria delas. Agora é preciso lembrar que os candidatos é que precisam buscar o blog, não é mesmo, Aurismar?! Parabéns, camarada, e esperamos que essas entrevistas ajude o servidor a tomar a melhor decisão!

    ResponderExcluir
  5. Vcs são muito CARA DE PAU! Há muito tempo que percebo o posicionamento tanto de vc Aurismar e do sindicato. È bom lembrar q o sindicato somos NÓS filiados. Antes de apoiar qualquer candidato lembrem de consultar os filiados.

    ResponderExcluir
  6. Camarada, não sei onde no estatuto vc leu q a decisao politica de quem quer que seja depende de consulta a categoria. nao estou vendo o professor Aurismar usando o nome do Sintepp, nem fazendo propaganda. Apenas fez uma postagem cm qualquer blogueiro faria se tivesse a oportunidade. Vc parece ser uma pessoa muito invejada com relação ao sindicato.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o anonimo, estão usando o sindicato para fazer campanha para um candidato, o dito entrevistado.O estatuto é bem claro o sindicato não pode usar e nem ser usado para fins politico partidário.
    A categoria fica atento pois a debandada da turma do sintepp para a campanha do entrevistado e a garantia de todas as mordomias e jabas que recebem da atual administração.Esses meninos sabem mamar...

    ResponderExcluir
  8. Prof. Francisco Netojunho 26, 2012

    Meu caros companheiros,
    Minha opinião não é a de todos da base da categoria da educação, não vejo problema algum qualquer pessoa declarar o seu voto, mesmo que seja para o próprio Maurino. Em uma reunião para tentarmos voltar a discutir as reformulações no atual PCCRM o então atual prefeito sugeriu que nós do sindicato deveríamos apoiá-lo nesta eleição, pois alegou que ele foi quem mudou a cara da educação de Marabá e nos proporcionou as melhorias. Gostaria de lembrar a categoria, principalmente aos que se deslocaram para o pátio da ALPA, no lançamento da pedra fundamental e lá demos a maior vaia no então prefeito e quem já esqueceu os nomes dos quais ele já nos chingou? Não falo aqui no blog em quem irei votar por achar que não seria ético, mas se os companheiros anônimos ligarem para o meu telefone eu direi.
    Só sei que nem no Tião e nem no Maurino eu não votarei.

    ResponderExcluir
  9. José Silvajunho 26, 2012

    Está cetro companheiro Francisco Neto, será que esse anônimo quer que a gente vote no Tião Miranda?! Ou será que ele é da panelinha da semed e quer que a gente vote no Maurino? Quem viveu na época do Tião Miranda e teve o seu contra-cheque zerado sabe o que é um prefeito arrogante. Eu votaria no Maurino se ele fosse o único candidato contra o Tião, mas jamais votaria no Tião nem que ele fosse o único candidato a prefeito de marabá.

    ResponderExcluir
  10. Eu voto tião, com ele meu salario nunca tinha atrasado, o vale alimentação vinha no meu contra-cheque, a merenda era de qualidade, o ipasemar era repassado, meus empréstimos eram repassados para o banco.
    E olha meu caro Jose silva, são muitos servidores que vão votar no Tião.
    Maraba precisa agora de alguém que possa reorganiza-la e tira-la do caus que a gestão do maurino deixou. E tião é a pessoa certa.

    ResponderExcluir
  11. José Silvajunho 28, 2012

    Rasgue o seu PCCR, devolva a sua regencia de sala, se professor, se apoio diga que não quer receber os 10% que o sindicato está negociando... vai babão puchar o saco do Tião, ele sorrir para você até conseguir o seu voto, depois esqueça.

    ResponderExcluir
  12. Jose silva deixa de usar viseira, e para de ficar repetindo esses discursos encomendado pelo disney e wendl.
    \faz um comparativo do montante dos recursos que maraba recebe para educação hoje e veja o uqndo nosso salario não cresceu proposicionais ao crescimento da verba.se houvesse seriedade nos teríamos um salario muito melhor.
    Eu te pergunto porque maraba não equiparou o nosso salario ao do estado? que paga quase o dobro pro professor .Dinheiro tem!!!
    Agora ficar repetindo que nosso salario ta bom, que conseguimos avanço é uma meia verdade ou melhor uma grande mentira repetida muitas vezes pode virar verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheira, já deixou de tomar os seus remédios não foi?

      Excluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.