OBSERVAÇÃO: estou formatando essa página, os itens que possuem links já podem ser visualizados.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência
(Clic no link para selecionar o conteúdo)
COMPETÊNCIA I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
a) Adequação ao registro
• Grau de formalidade
• Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
b) Norma gramatical
Aspectos considerados na avaliação de cada competência
(Clic no link para selecionar o conteúdo)
COMPETÊNCIA I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
a) Adequação ao registro
• Grau de formalidade
• Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução
b) Norma gramatical
• Pontuação
• Flexão
c) Convenções da escrita
• escrita das palavras (ortografia, acentuação)
• maiúsculas/minúsculas
COMPETÊNCIA II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
a) Tema
• Compreensão da proposta
• Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto
b) Estrutura
• Encadeamento das partes do texto
• Progressão temática
c) indícios de autoria
• presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual
COMPETÊNCIA III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Coerência textual (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa)
COMPETÊNCIA IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
a) Coesão lexical
• Adequação no uso de recursos lexicais tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração, etc.
b) Coesão gramatical
• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.
COMPETÊNCIA V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando
respeito aos direitos humanos
- Cidadania ativa com proposta solidária, compartilhada
Quem te viu e quem te ve!
ResponderExcluirEnem, Rs,Rs,Rs,Rs